Parabéns PORTO ALEGRE, 237 anos !!



Porto Alegre: é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Pertence à mesorregião metropolitana de Porto Alegre e à microrregião de Porto Alegre. É localizada junto ao Guaíba, no extremo sul do Brasil, a 2.027 quilômetros de Brasília.A cidade constituiu-se a partir da chegada de casais açorianos portugueses na primeira metade do século XVIII. No século XIX contou com o influxo de muitos imigrantes alemães e italianos (também recebeu imigrantes árabes e poloneses).O feriado de Porto Alegre é o dia 2 de fevereiro, dia de Nossa Senhora dos Navegantes, festa religiosa mais popular da cidade. É uma das capitais estaduais no Brasil onde o índice de desenvolvimento humano é o mais elevado .É a maior região metropolitana do sul do país, e a quarta do Brasil, com 3.959.807 habitantes (IBGE/2007). Na capital gaúcha residem atualmente (2008) 1,43 milhão de pessoas, sendo a décima cidade mais populosa do Brasil de acordo com dados do IBGE.Em 2004, Porto Alegre foi eleita pela consultoria inglesa Jones Lang LaSalle uma das 24 cidades com maior potencial para atrair investimentos no mundo, e a única representante brasileira.[12]. A cidade é também um importante pólo educacional que atrai estudantes de toda a região Sul do Brasil e até de outras regiões, pois conta com ótimas universidades, entre elas a UFRGS que é classificada como uma das melhores do mundo . Em 2001, a cidade foi sede da primeira edição Fórum Social Mundial, evento agora itinerante, que enfoca as questões sociais do mundo atual sob a perspectiva da esquerda política. Foi sede deste evento também em 2002, 2003 e 2005
A área do município de Porto Alegre é de 470,25 km² (Censo IBGE/2000). Destes, 44,45 km² estão distribuídos nas 16 ilhas do Guaíba sob jurisdição do município. Atualmente a cidade conta com 78 bairros. Possui um relevo montanhoso na região mais ao sul, apresentando morros, sendo o mais alto deles o Morro Santana, com 311 metros de elevação acima do nível do mar. A cidade ainda possui 70 km de margens banhadas pelo Guaíba.
Aniversário: 26 de Março
Fundação: 1772
Lema: “Leal e Valorosa Cidade de Porto Alegre”

A capital conta com 1.430.220 habitantes, segundo estimativas do IBGE para 2008. Tem em sua composição étnica 82% de brancos, descendentes de várias partes da Europa; 8% de mestiços, devido a miscigenação ocorrida entre brancos e negros (escravos) ou brancos e índios, entre negros e índios e até entre os três grupos; 8% de negros descendentes de ex-escravos; e uma minoria de asiáticos, inferior a 2%.
Segundo dados da ONU e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2001), Porto Alegre tem o "Melhor Índice de Desenvolvimento Humano" (IDH) entre as metrópoles nacionais. No entanto, de acordo com a consultoria inglesa Jones Lang LaSalle, a cidade tem um terço dos habitantes vivendo em más condições habitacionais. Além disso, apenas pouco mais de 25% do esgoto da cidade recebe tratamento, e sua Região Metropolitana é a segunda pior no país no que se refere a saneamento básico - com índices semelhantes ao do nordeste brasileiro, por exemplo.
Porto Alegre é a segunda capital brasileira com menor taxa de analfabetos no país (3,45%), e onde a venda de livros é a maior entre as capitais.
O IDH de Porto Alegre é de 0,865, a 9ª melhor qualidade de vida do Brasil; a longevidade na cidade é de 70,3 anos para os homens e de 78,6 anos para as mulheres, com uma média de 74,5. O índice de mortalidade infantil (mortes/mil nascimentos) é de 3,87.
Fonte de pesquisa: Google/ Wikipédia .